terça-feira, 23 de junho de 2020
Isabelle Reis fala sobre a história de um dos serial killers mais famosos do mundo: Edward Gein
Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes foram inspirados pelos crimes de Ed: um homem morador de Winsconsin que matou duas mulheres e fez crueldades com pedaços de corpos humanos.
Edward Theodore Gein, mais conhecido como Ed Gein, nasceu em La Crosse, Wisconsin, no dia 27 de agosto de 1906 e foi um assassino em série e também ladrão de lápides americano condenado pelos homicídios de duas pessoas e suspeito no desaparecimento de outras cinco. Seus crimes, cometidos em torno da sua cidade natal de Plainfield, Wisconsin, ganharam muita notoriedade após autoridades descobrirem que Gein exumou corpos de suas lápides locais e fabricou troféus e lembranças a partir dos ossos e pele.
Bibliografia:
Serial Killers - Anatomia do Mal - Harold Schetcher
Deviant - Harold Schetcher
Biography - documentário de TV
Isabelle Reis
Isabelle Reis tem 25 anos, é jornalista policial, escritora e podcaster. Com o seu primeiro projeto na podosfera, o Cena do Crime, foi selecionada para o Arte Sônica Amplificada, projeto que potencializa mulheres da área do som, em parceria com o British Council, além de fazer parte da produção do evento de podcasts no Rio de Janeiro, o Essa Parada. Como jornalista, Isabelle já trabalhou na Rede Bandeirantes e se especializou em jornalismo investigativo e local, com cursos na ABRAJI e em universidades como a Columbia. Também já lançou três livros, dentre eles, dois romances policiais
Ed Gein em sua psicose (esquizofrenia) realmente vivia em um mundo com suas próprias regras e validações. Um colecionador de partes humanas, que tinha lá seu apego dessa forma pelo contato humano. A presença castradora e onipresente da mãe, figura autoritária dizendo o que é certo e errado, o sentimento ambíguo por ela de amor e ódio. Ótima análise da influência do caso Ed Gein na cultura pop (a estruturação de enredo e premissas de livros e filmes como Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes) e cultura true crime (interesse em conhecer e se precaver de crimes e predadores). Aquela sensação de que algo tão terrível aconteceu debaixo dos nossos narizes, e que portanto poderia acontecer absolutamente em qualquer lugar, e um serial killer poderia brotar em qualquer lugar.
ResponderExcluir