LINCOLN RHYME E O COLECIONADOR DE OSSOS DE WEST MESA | CDC 018
Isabelle Reis, em parceria com o Canal AXN, conta a história do Colecionador de Ossos de West Mesa, misterioso crime que marcou Albuquerque, nos Estados Unidos. Onze ossadas foram encontradas em uma área de 92 acres no deserto da cidade.
A polícia de Albuquerque levou semanas para desenterrar todos os corpos – eles estavam espalhados numa faixa de 92 acres de terra que pertenciam a um desenvolvedor imobiliário, usaram máquinas e cães farejadores para encontrarem as ossadas. A região era toda de terra e a cada vez que as máquinas trabalhavam, eles precisavam esperar a poeira enorme abaixar para buscarem as vítimas. Os policiais levaram quase um ano para identificar as vítimas. Todas eram mulheres de idades entre 15 e 32 anos, a maioria hispânica.
Não conhecia a origem do filme O Colecionador de Ossos, que é um livro, e nem a saga do investigador Lincoln Rhyme, bem interessante! Mesmo que o Crime da Rua 188 não esteja retratado no filme, já que o crime ganhou essa alcunha talvez inspirado no livro ou só coincidência. Ótima ideia de colocar essa explicação sobre perícia forense no tocante à ossada e a identificação/análise destas, desde o básico dimorfismo sexual (caixa craniana e pélvica) até a presença de familiares (de linhagem direta, mãe ou filho) para reconhecimento de vestimentas e itens particulares não perecíveis. Bem interessante analisar os dados... várias ossadas humanas achadas por acaso por causa das chuvas; a dúvida se é cemitério clandestino ou desova de um serial killer; a constatação do padrão das vítimas (prostitutas hispânicas), e se isso corresponde ao modus operandi de um serial killer ou se era só coincidência de contexto, visto que o perfil dessa sub-populacao é essa. Dentre vários poucos suspeitos, um degenerado que roubou, estuprou, estrangulou e matou, mas que acabou assassinado, ocorrendo a cessão dos crimes, levando consigo a dúvida se era ele mesmo o serial killer, ou se este só mudou de lugar coincidentemente após a morte do suspeito (vide assassino de Golden State). O caso ainda está aberto, mesmo tendo as características de cold case desde o início.
ResponderExcluir